Rui Silva, vídeo-árbitro do jogo de quinta-feira entre o Santa Clara e o Sporting, para a Taça de Portugal, está envolto em polémica por ter demorado 12 minutos a analisar o penálti que permitiu o empate dos leões no final do tempo regulamentar. Com críticas de clubes como Santa Clara e FC Porto, a arbitragem portuguesa continua a dar que falar, pretexto para recordar outros erros do passado, em que Rui Silva também está envolvido.
Em 2009, o árbitro de Vila Real foi suspenso durante 20 dias no âmbito do processo Apito Dourado, por suposta falsificação do relatório de um jogo. Quatro anos depois, voltou a estar no centro das polémicas pela arbitragem do jogo entre Beira-Mar e o Arouca, para a Taça de Portugal. A SAD arouquense considerou que foram assinalados três penáltis sem motivo a favor do adversário e prejudicada com duas expulsões, uma das quais também sem razão.
Rui Silva, de resto, já não arbitra jogos desde a época 2022/2023, mas, só esta época, desempenhou as funções de VAR em 14 confrontos.






