A TVI transmitiu um especial do Big Brother Verão, conduzido por Nuno Eiró, que contou com a presença dos quatro finalistas e de vários ex-concorrentes. O ambiente aqueceu rapidamente e o programa ficou marcado por momentos de confronto e tensão.
Logo no arranque, Viriato Quintela apontou diretamente a mira a Catarina Miranda, recordando episódios vividos dentro da casa e acusando a ribatejana de soberba: “Disseram que era para nos divertirmos aqui e eu divirto-me ainda a ouvir alguns comentários da Miranda. Ela fala e profere logo o Viriato Quintela. Vou dizer-te uma coisa, a tua atitude que referes como afirmativa, não foi nada mais do que soberba – e pagaste por isso.”
O ator recuperou ainda uma das primeiras trocas de palavras entre ambos: “Eu lembro-me de te dizer que ia estar lá para ver e ia olhar para ti na altura certa. No terceiro dia ouvi ‘oh Big trouxe para aqui uns amadores’. Nesse dia decidi: vamos ter pau, vamos ter dor.”
Mais duro, Viriato Quintela fez questão de criticar a postura de Catarina Miranda e também de Afonso Leitão, recusando chamar-lhe “jogo”: “Recuso-me a usar a palavra jogo como é atirada. Jogo é quando se querem esconder atrás das atitudes maliciosas que fazem. Ela teve e o concorrente Leitão também. Ela diz agora que nunca saiu de certo tom… Vejam: a Catarina já foi a três reality shows. Fizeste o pleno, perdeste os três.”
Sem negar o tom agressivo, o finalista do Big Brother Verão assumiu a dureza das palavras: “Sim, fui um bocado mauzinho, mas ela merece. Estávamos todos num ambiente de distração e ela atirou a primeira bala. Eu tenho esta mania de me extravasar um pouco.”