Um acidente de grande dimensão ocorreu esta terça-feira, 6 de janeiro, na A63, entre Bordéus e Espanha, no sul das Landes, na saída de Saint-Geours-de-Maremne, devido à formação de gelo na estrada. Segundo um primeiro balanço da autarquia local, duas pessoas morreram e entre 50 a 70 ficaram feridas, enquanto cerca de uma centena de veículos, entre carros, camiões e autocarros, ficaram envolvidos no acidente.
Entre os carros acidentados está um autocarro da FlixBus com matrícula portuguesa, que se envolveu na colisão com outros carros. O incidente ocorreu por volta das 7h00, numa manhã marcada por chuva com gelo, tornando a estrada extremamente perigosa, revela a France 3. Um membro da Proteção Civil descreveu a situação como “muito complicada, mal conseguimos manter-nos de pé na estrada devido ao gelo”.
A Flixbus detalhou que estavam no autocarro 43 passageiros e dois motoristas.
Entre as vítimas mortais estão, segundo o jornal francês, o condutor de um dos autocarros, que foi posteriormente confirmado pela FlixBus como sendo um dos seus motoristas, e o motorista de um camião, que terá sido atingido por um carro que não conseguiu evitar a colisão. Também há outros passageiros que ficaram feridos.
A autarquia de Landes indicou que as autoridades continuam a investigar as circunstâncias exatas do acidente.
A FlixBus deixou através do comunicado as “mais profundas condolências aos familiares e amigos da vítima”.







