O primeiro-ministro Luís Montenegro, casado com Carla Montenegro, com quem está junto há 33 anos e de quem tem um filho, tem procurado conciliar a carreira política com momentos de descanso em família.
Nos últimos cinco dias, Luís Montenegro e Carla estiveram na Praia do Ancão, junto à Quinta do Lago, no Algarve, um destino habitual da elite política portuguesa e também o local preferido do primeiro-ministro para as suas férias de verão. Entre mergulhos e momentos de lazer, as redes sociais encheram-se de críticas, sobretudo pelo contraste com a vaga de incêndios que atinge o país.
Agora, sabe-se que Luís Montenegro acabou com as próprias férias de verão, que tinham começado a 9 de agosto e se prolongariam até dia 22. A decisão foi anunciada esta sexta-feira, 15 de agosto, em comunicado oficial do Governo. Um dia depois de ter marcado presença na Festa do Pontal, no Calçadão de Quarteira, em Loulé, o primeiro-ministro optou por regressar a Lisboa e assumir o acompanhamento direto da vaga de incêndios, com deslocações previstas a distritos como Guarda, Viseu e Coimbra, onde estão mobilizados centenas de bombeiros e onde as populações continuam a ser afetadas.
A prioridade de Luís Montenegro é agora “garantir a coordenação das medidas e apoiar quem está no terreno”, sublinhando a presença ativa do chefe do Executivo num dos verões mais exigentes dos últimos anos.