É uma história de amor à antiga, de conto de fadas e que os fazia sonhar. Rute Cardoso e Diogo Jota começaram a namorar na ternura dos 15 anos, e desde então nunca mais deixaram a mão um do outro. Apesar da tenra idade e dos sonhos pessoais que tinha para a sua vida, a jovem não hesitou um segundo em acompanhar o namorado quando este saiu de Portugal para jogar no Atlético Madrid, em 2017.
“Já namoramos há quatro anos e com a vida dele faz sentido acompanhá-lo. Além de namorada e melhor amiga, sou a fã número 1, quero estar presente”, disse em entrevista na época, acrescentando, no entanto, que isso a levaria a abdicar de alguns sonhos, como iniciar o ensino universitário, ou estar perto dos dois sobrinhos, então pequenos, bem como da sua família.
Na mesma entrevista, Rute recordava também o início do romance, na escola. “O Diogo já andava em Gondomar e eu vim de Jovim, e calhámos na mesma turma. Ele era aplicado, por um lado, desinteressado por outro. Conseguia tirar boas notas, mas sem estudar muito.”
Desde essa altura, e ainda numa fase em que Diogo Jota não tinha o salário galáctico que recebia no Liverpool, o casal começou a dar vida àquela que seria uma grande paixão em comum: as viagens. Juntos, correram o mundo, primeiro como solteiros, depois com os filhos, em momentos emocionantes que partilhavam com os fãs através das redes sociais.
Nessas férias, era possível ver o lado mais romântico de Jota, que preparava frequentemente surpresas para a mulher.