Pedro Pinto de Souto, empresário e candidato às eleições do Sporting em 2009 – chegou a apresentar a sua lista, sob o lema ‘Sporting Global’, mas retirou-se da corrida, tal como Dias Ferreira, assim que José Eduardo Bettencourt oficializou intenções -, escreveu uma carta aberta a Frederico Varandas, na qual pede ao atual líder para desistir da corrida à Taça de Portugal, perante os acontecimentos do embate contra o Santa Clara, nos Açores. Leia a comunicação dirigida ao presidente dos leões na íntegra:
“Carta aberta a Frederico Varandas.
O que vimos ontem reflecte as nossas revoltas antigas, as desonras que passámos, as tristezas das derrotas injustas, os insultos em surdina durante acentuados jejuns de vitórias e troféus com o domínio das instituições de que fomos vítimas correntes.
Sou o sócio 1131 desde 17.10.1962.
E tenho vergonha de ganhar assim. Os sportinguistas não ganham assim, mesmo tendo sido prejudicados anos e anos. Não, a teoria do ladrão que rouba a ladrão tem 100 de perdão nunca se pode transformar num valor. Nao é isso que ensinamos aos nossos filhos nem que queremos um dia prestar contas noutra vida.
Tem o presidente FV a oportunidade clara de brilhar pela integridade. Tenha o custo que tiver financeiro ou desportivo, temos agora o nosso momento de exemplo e futuro do nosso sporting. Sim, sair desta competição da taça, não continuar e comparecer nos quartos de final. Seja qual for o preço, ganhámos o nosso momento. Ser diferentes. Haverá muitas taças no futuro. Coragem, como tantos anos a tivemos que ter para nunca largar este clube.
Cumprimentos,
Pedro Pinto do Souto”.






