Na manhã desta quinta-feira, o programa “Dois às 10”, da TVI, abriu espaço para um dos temas mais comentados — e criticados — dos últimos dias: a polémica em torno do vestido usado por Rute Cardoso, viúva de Diogo Jota, durante a visita ao memorial erguido em Liverpool, junto ao estádio de Anfield, em homenagem ao futebolista português.
A empresária e companheira do craque foi alvo de comentários negativos por parte de várias pessoas nas redes sociais e até na imprensa internacional, por ter escolhido um vestido branco rendado, supostamente “curto”, “transparente” e “inadequado” para o momento de luto que atravessa.
Na rubrica “Conversas de Café”, Cristina Ferreira e os comentadores do matutino insurgiram-se contra a onda de críticas que consideram “absolutamente despropositadas”.
“O que se passa na cabeça das pessoas?”
Visivelmente indignada, Cristina Ferreira foi a primeira a reagir: “A Rute foi assim [com aquele vestido] e a coisa mais estúpida que aconteceu a partir daqui foi a polémica com o vestido que a rapariga usou. Expliquem-me o que é que se passa na cabeça das pessoas para que isto aconteça?”
O ex-futebolista e comentador Gonçalo Quinaztambém não ficou indiferente ao assunto, lamentando a falta de empatia que tem visto à volta do caso: “Estamos rodeados, cada vez mais, de estupidez, de ignorantes. Como é que num momento destes estamos a reparar em como é que a Rute está vestida, calçada… num momento tão doloroso?”
Cristina Ferreira reforçou: “Porque o vestido era transparente, porque era branco, porque era curto…”, listou, sublinhando que a polémica teve eco até em meios internacionais, com algumas figuras do mundo do futebol a comentarem o tema.
Um vestido com simbolismo pessoal
Cinha Jardim também comentou, revelando um detalhe que desarma todas as críticas.
“Teve de vir explicar que era o vestido com o qual ele mais gostava de a ver”, contou, indicando que a escolha de Rute Cardoso foi uma homenagem emocional ao marido, não uma questão estética ou de vaidade.
Cristina Ferreira, visivelmente solidária com a dor de Rute, concluiu: “Coitada da miúda… ainda deve estar meia anestesiada com isto tudo e depois, de certeza, ainda teve de ouvir estas críticas ridículas.”