Cinha Jardim deu uma entrevista exclusiva à revista Nova Gente onde falou abertamente sobre a vida familiar, o Natal, o papel de comentadora em reality shows e também sobre política — assumindo, sem rodeios, a sua admiração por André Ventura, a quem considera “o melhor político em Portugal”.
A comentadora começou por revelar como vive a quadra natalícia, sublinhando a importância da família. “Nós somos muitos e cada vez somos mais, graças a Deus. Só eu já tenho quatro netos”, contou, referindo os filhos de Pimpinha Jardim e de Isaurinha. A Consoada é sempre passada com a família reunida, apesar da saudade de quem já partiu. “Fazem-nos falta aqueles que já cá não estão. Lembramo-nos deles e falamos muito dos que nos fazem falta.”
Quanto às prendas, admite que nem todas são compradas com antecedência. “Tenho presentes pensados e alguns já comprados. Outros deixo para a última da hora, são muitas pessoas”, explicou, acrescentando que a família é extensa e inclui sobrinhos e até sobrinhos-netos.
Sobre a dinâmica familiar, garante que, apesar de serem várias irmãs reunidas, o convívio funciona bem. “Já sabemos que aquele dia é sagrado e que vamos estar todas juntas”, afirmou.
No papel de avó, Cinha Jardim assume-se sem regras apertadas. “Rígida? Eu sou do mais tolerante que há”, disse entre risos, confessando que mima os netos e não cumpre horários. Apesar de, por vezes, ser chamada à atenção pelas filhas, garante que os netos adoram ficar consigo. “Sou uma avó muito divertida”, afirmou, destacando os passeios, as visitas ao Jardim Zoológico e o contacto com os animais, algo que sempre incentivou.
Questionada sobre o presente ideal de Natal, respondeu sem hesitar: viagens. “O mais importante são mesmo as experiências que vivemos. Viajar é cultura”, disse, acrescentando que gosta particularmente de viajar em família, incluindo ao Brasil.
Cinha não esconde alguma crítica ao lado materialista da quadra natalícia. “O Natal passou a ser muito material, muito mais do que estar com a família”, lamentou, explicando que na sua família preferem oferecer coisas simples e úteis.
No final da entrevista, quando desafiada a escolher uma figura pública para convidar para a ceia de Natal, surpreendeu ao responder: “Neste momento, seria o André Ventura”. A comentadora foi clara na sua posição política: “Gosto muito dele e, para mim, é o melhor político em Portugal”.
Cinha Jardim garantiu ainda que não se incomoda com as críticas que recebe por assumir esta posição. “São os meus ideais e os meus valores. Identifico-me muito com ele”, concluiu, acrescentando que também tem apreço pela mulher do líder político.










