Diogo Jota e Rute Cardoso conheceram-se na escola, em Gondomar, quando tinham 15 anos. Começaram a namorar ainda no secundário e, aos 19, mudaram-se juntos para Madrid, quando o jogador foi contratado pelo Atlético.
Rute acompanhou cada passo da carreira de Diogo — desde os tempos no Paços de Ferreira até à ascensão em Inglaterra, primeiro no Wolverhampton e depois no Liverpool. Casaram-se no passado dia 22 de junho, no Porto, numa cerimónia rodeada de família e amigos. O casal tem três filhos, incluindo uma bebé recém-nascida.
Telma Almeida, amiga próxima de Rute Cardoso, participou esta quinta-feira numa chamada em direto na TVI, e partilhou vários detalhes: “Eu fui cabeleireira da Rute e a Rute e o Diogo passaram a ser família. O destino quis que eu passasse os meus 50 anos com eles em Liverpool. Fizeram uma festa, receberam-me. Eles foram a minha família.” Telma descreveu o casamento como um espelho da essência do casal: “O casamento é o retrato daqueles dois seres humanos e daquela família”, começou por dizer.
Em relação ao momento atual, Telma confessou: “Neste momento eu nem consigo pensar em como ela poderá estar.” E terminou com uma frase que resume o impacto da perda: “A Rute não terá força para se aguentar.”