Estava a chover quando André Ventura carregou águas e leites para ajudar populações afetadas pela tempestade Kristin, mas é verdade que o Chega adicionou chuva falsa a um vídeo de resposta a quem questionou que estivesse a chover “torrencialmente”.
Alegação: “Neste vídeo do Chega eles puseram um filtro de chuva para parecer que estava a chover mais”
Numa publicação no Instagram, a 4 de fevereiro, a advogada Inês Rogeiro questionou-se se estaria “a ficar maluca” depois de ter reparado numa alegada manipulação digital num vídeo partilhado pelo Chega em resposta a um comentário de Maria Castelo Branco, na RTP Notícias:
“Vou mostrar aqui uma série de coisas para que vocês me digam se eu estou a ficar maluca ou não. (…) Então e não é que o Chega, no seu Instagram, pôs um vídeo onde está a Maria Castelo Branco a gozar com o André Ventura por causa da cena da chuva e da água (…) e eles põem por baixo aquelas imagens daqueles dias, mas de repente, com imensa chuva à frente”, descreve a advogada.
Inês Rogeiro acrescenta que para ela “é óbvio, neste vídeo do Chega, que eles puseram um filtro de chuva para parecer que estava a chover mais, especialmente comparando com as imagens daquele exato momento filmadas por outras pessoas.”
“Para mim é manifesto. E eu queria só perceber se sou a única ou se toda a gente vê o mesmo que eu, porque na caixa de comentários desse vídeo não há ninguém que diga: malta, também estão a usar filtros de chuva, pelo amor de Deus”, remata a advogada na mensagem que já tem mais de 130 mil visualizações.
Factos: o vídeo de reação do Chega foi claramente manipulado com chuva falsa
O vídeo referido por Inês Rogeiro foi publicado pelo Chega, no Instagram, também a 4 de fevereiro, com a mensagem: “continuar a proteger e a votar nos amigos do Sistema, entendemos que possa ser pelas palas ideológicas que usa; não ver uma chuva torrencial já nos parecem palas de outro tipo”. VIDEO








