À entrada para uma reunião em Gaia, distrito do Porto, Ventura afirmou ter já contactado o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Rui Cristina, também eleito pelo Chega, e deixou uma mensagem pública de apoio:
“Este foi um dia terrível. Tive a oportunidade de me solidarizar com todas as famílias afetadas no país e, em particular, com a população de Albufeira.”
O candidato revelou ter recebido garantias por parte das autoridades locais de que estão a ser tomadas todas as medidas possíveis para proteger os habitantes e minimizar os danos causados pela tempestade.
De acordo com a Proteção Civil, quase 30 pessoas ficaram feridas, incluindo dois casos graves, após um fenómeno súbito de vento que atingiu o Parque de Campismo de Albufeira e um empreendimento turístico nas imediações. As vítimas são de nacionalidade portuguesa, espanhola, francesa e britânica.
Entre os feridos, destaca-se a morte de uma cidadã britânica de 85 anos, confirmada pelas autoridades. Além dos danos humanos, o fenómeno provocou destruição de estruturas e quedas de árvores em várias zonas, incluindo também os concelhos de Silves e Lagoa.
Em Silves, um novo episódio de vento extremo, ocorrido cerca de uma hora depois, deixou ainda dois desalojados, que entretanto foram realojados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.










