Um casal de idosos morreu esta quinta-feira, dentro de casa, em Fernão Ferro, distrito de Setúbal, que ficou inundada devido ao mau tempo, apurou a CNN Portugal.
As vítimas, com 88 anos, estariam a dormir quando a casa foi atingida pela subida repentina das águas. A CNN Portugal apurou que o casal, por viver sozinho, tinha um botão de pânico, que não foi acionado, indiciando que foram surpreendidos. Apesar da idade avançada, eram autónomos e tinham apenas ajuda diária com refeições.
O alerta foi recebido pelas 9 horas, após alerta da família, que se apercebeu que a zona onde as vítimas moravam estava alagada. Uma patrulha da GNR deslocou-se ao local para abrir a porta e os bombeiros, que também foram chamados, ainda realizaram manobras de reanimação até à chegada do INEM, mas o óbito acabou por ser declarado no local.
O comandante dos bombeiros Paulo Santos confirmou à CNN Portugal que o casal “ficou preso em casa”, que ficava “numa zona baixa”, lembrando que esta “é uma situação pouco habitual” e terminou em tragédia por falta “de reação das pessoas”.
À agência Lusa, o comandante Sérgio Moura, do Comando Sub-Regional da Península de Setúbal, explicou que “os meios tiveram dificuldades em chegar ao local devido a inundações na via pública” e que, por isso, “primeiro, houve a necessidade de resolver a situação para que os meios conseguissem passar”.
De acordo com Sérgio Moura, quando os meios de socorro chegaram ao local a casa estava submersa e o casal de idosos em paragem cardiorrespiratória.
O distrito de Setúbal está, neste momento, sob aviso laranja devido à depressão Claudia, mas já esteve sob aviso vermelho.
Na Estrada Nacional (EN) 378, entre o Seixal e Sesimbra, houve vários carros bloqueados devido a inundações.
Em Setúbal, segundo o comandante dos sapadores bombeiros, foram registadas 64 ocorrências, a maior parte das quais inundações, na zona de Azeitão.
De acordo com as informações recolhidas pelos serviços municipais de proteção civil, as situações mais complicadas ocorreram no Seixal.









