A gala final do Big Brother Verão realizou-se na noite desta sexta-feira, 12 de setembro, em direto do Parque dos Poetas, em Oeiras, e definiu o vencedor desta edição. A lutar pelo prémio de 30.000€ estiveram os quatro finalistas Afonso Leitão, Catarina Miranda, Jéssica Vieira e Viriato Quintela.
Na altura de revelar os resultados, o gráfico determinou que Afonso Leitão ficou em 4.º lugar no reality show da TVI com 1% da votação.
Recorde o percurso de Afonso Leitão no Big Brother Verão:
No Big Brother Verão, Afonso Leitão foi nomeado 8 vezes e salvo em primeiro lugar em 1. Foi líder por 2 vezes.
Entrou com Jéssica Vieira, e referiu desde logo que essa seria a sua maior fragilidade dentro do programa, frisando que nunca jogaria com a ex-namorada. Logo nas primeiras semanas, Catarina Miranda tornou-se uma aliada e com ela seguiu até à final, tendo pelo meio a presença na casa de Daniela Santos, com quem se envolveu fora do programa.
O amor marcou a presença de Afonso Leitão no programa, seja pela relação findada, o envolvimento com a bailarina ou a aproximação a Catarina Miranda, que assumiu que se apaixonou pelo aliado. O concorrente acabou por alimentar os sentimentos da colega de casa, através de diversas demonstrações de carinho e algumas afirmações com sentido dúbio, mas deixou claro que, dentro do jogo, seriam só amigos.
Depois de participar no Secret Story 8 e no Secret Story – Desafio Final, o ex-militar conseguiu movimentar-se neste jogo e chegar à final pela primeira vez. Durante o percurso, envolveu-se em vários confrontos e teve vários rivais, como Bruno de Carvalho e Viriato Quintela, a quem não deixou nada por dizer. Numa troca de farpas com o ex-presidente do Sporting, Afonso Leitão tirou o adversário do sério e este acabou por lhe dar um pontapé e foi expulso. Também com Jéssica Vieira teve várias discussões e cumpriu o difícil desafio de estar próximo durante 24 horas, enquanto tentava equilibrar o tempo ao lado de Catarina Miranda. A missão foi um sucesso e, apesar dos ciúmes da aliada, conseguiu não afetar a relação de amizade. O abraço à ex-namorada, no “frente a frente”, foi um dos momentos mais emotivos do jogo.
Afonso Leitão foi nomeado 8 vezes e apontado, fora da casa, como o “elo mais fraco” em várias nomeações. Porém, e apesar de ter ido ao “duelo final” algumas, a verdade é que conseguiu chegar à final e já reconheceu a “ajuda” que teve de Catarina Miranda, com quem jogou até ao fim e formou os “CaLé”. O finalista não foi indiferente durante o programa e esteve sempre no centro do jogo, mexendo com a casa inteira.