O nosso país tem enfrentado dias consecutivos de incêndios devastadores, com altas temperaturas e ventos fortes a dificultar o trabalho dos bombeiros e da população local, que luta para salvar casas, terrenos e memórias de uma vida. Dois óbitos já foram confirmados e milhares de hectares queimados deixaram um rasto de destruição, atingindo propriedades, veículos e animais.
Entre os muitos relatos dramáticos, encontra-se o de Carina Frias, ex-participante do “Big Brother 2025“, que viveu momentos de pânico quando viu o fogo em Moimenta da Beira, Viseu, chegar perto da sua casa.
Em entrevista à TV 7 Dias relatou: “Foi com profunda tristeza e um sentimento de impotência que assisti ao avanço devastador das chamas nas imediações da minha casa. Apesar de o fogo não ter chegado a atingir diretamente a minha residência, a visão a partir dela, das montanhas em frente completamente consumidas pelo fogo, era absolutamente arrepiante, como se estivéssemos perante uma imagem do próprio inferno. A proximidade do incêndio gerou um medo constante e muito real de que as chamas chegassem à minha casa“.
“O mais doloroso foi perceber a dimensão desta tragédia que não se limitou à minha localidade. Os incêndios espalharam-se por várias terras, com uma força e velocidade assustadoras, atingindo uma escala que rapidamente ultrapassou a capacidade de resposta disponível. Tornou-se evidente a insuficiência dos meios disponíveis para dar resposta a tantos focos de incêndio em simultâneo. Os recursos humanos e materiais não eram suficientes face à extensão da catástrofe“, rematou a jovem.