Desde a morte trágica de Diogo Jota, a 3 de julho, que a sua viúva, Rute Cardoso, tem sido o rosto da dor em várias homenagens dedicadas ao futebolista e ao irmão, igualmente vítima do acidente de viação.
Discreta nas redes sociais, Rute fez apenas duas publicações desde então. No entanto, a sua imagem tem sido usada de forma abusiva. Desde a data da tragédia, multiplicaram-se contas falsas no TikTok que se fazem passar pela jovem, publicando mensagens escritas na primeira pessoa como se fossem dela.
De acordo com os registos, existem atualmente mais de 30 páginas falsas com o nome e a fotografia de Rute Cardoso. Uma dessas contas, a mais popular, ultrapassa os 183 mil seguidores. Nela foram partilhadas imagens íntimas do casal, incluindo fotografias publicadas a 7 de agosto, acompanhadas da legenda: “O meu coração para sempre”. O primeiro vídeo, publicado a 3 de julho, data da morte de Diogo Jota, mostrava imagens do casamento do jogador com Rute, com a frase: “Um dia que nunca vou esquecer. Descansa em paz, meu marido”.
Face ao crescente número de perfis falsos, Rute Cardoso sentiu-se obrigada a reagir. Esta terça-feira, 19 de agosto, usou o Instagram para deixar um esclarecimento público: “Eu não tenho TikTok, todas as contas com o meu nome são falsas! Obrigada”.









