O Benfica reagiu, esta terça-feira, à nomeação de Fábio Veríssimo por parte do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para o árbitro principal da Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Sporting, a realizar-se esta quinta-feira, dia 31 de julho.
O clube da Luz recorreu à sua conta do X, antigo Twitter, para expressar a sua indignação através de quatro factos sobre o árbitro da Associação de Futebol de Leiria.
No comunicado, as águias apontam para a classificação obtida pelo juiz de 42 anos na temporada passada, não estando sequer no pódio da tabela geral referente a 2024/25.
É ainda relembrada a quantidade de vezes que Veríssimo acabou por apitar jogos do Sporting nessa mesma época, onde “ficaram célebres os erros em Famalicão e na Vila das Aves, que beneficiaram o Sporting”.
De seguida, os encarnados não esquecem os jogos do Benfica apitados pelo árbitro natural de Peniche, que terminaram ambos em derrotas para as águias – fora de casa frente ao Famalicão, por 2-0, na jornada inaugural da I Liga e em Alvalade, diante do Sporting, por 1-0, com golo de Geny Catamo.
Desse mesmo encontro, provém o quarto facto apresentado pelo Benfica, com a indignação de que o árbitro Fábio Veríssimo terá ignorado uma grande penalidade “evidente sobre Álvaro Carreras”, que poderia ter mudado a trajetória do título de campeão nacional, uma vez que podia ter ditado um empate nessa partida.
Comunicado do Benfica:
Facto 1: O árbitro nomeado para apitar a Supertaça, Fábio Veríssimo, foi quarto classificado na temporada passada entre os 24 árbitros da Primeira Liga.
Facto 2: Na época passada, Fábio Veríssimo foi o árbitro que mais apitou o Sporting: seis vezes. Ficaram célebres os erros em Famalicão e na Vila das Aves que beneficiaram o Sporting.
Facto 3: Apenas por duas vezes apitou o Benfica, que perdeu os dois jogos em questão.
Facto 4: Fábio Veríssimo foi o árbitro do dérbi Sporting-Benfica da 1.ª volta e ignorou um penálti evidente sobre Álvaro Carreras.”